Azeite biológico Azeitona Verde

É do nosso olival milenar com azeitonas das variedades Galega e Cordovil, produzidas em modo biológico, que provém o nosso azeite biológico virgem extra Azeitona Verde. Um azeite nascido de árvores cheias de vida e que habitam neste local, também ele próprio cheio de história.

Comprar
100% Sumo de azeitonas biológicas PT-BIO 08
100% Sumo de azeitonas biológicas PT-BIO 08

O nosso azeite

O nosso olival enche-nos de orgulho, provavelmente muitas destas árvores foram plantadas pelos romanos que por aqui andaram, e como os árabes mantiveram a cultura e fizeram-na crescer, resistiram à passagem do tempo. Hoje são monumentos em estado vivo, que conseguiram atravessar várias épocas e chegar aos nossos dias ainda cheias de vigor.

A nossa quinta, devido à sua dimensão, permite-nos tratar cada uma destas árvores milenares como bem merecem – com paciência, carinho e sem pressas. E é este azeite exclusivo, carregado de história e de sabedoria, formado na natureza, que gostamos de produzir.

A apanha da azeitona faz-se manualmente e começa cedo; a extração é feita a frio, o que produz um azeite de cor esverdeada intensa e de sabor ligeiramente frutado. 100% puro sumo da azeitona, é ideal para uma alimentação saudável e natural, um autêntico néctar com todas as características e qualidades vindas diretamente da Natureza para a sua mesa.

As nossas azeitonas

O azeite biológico virgem extra Azeitona Verde é a suave mistura entre o doce, o verde e o picante das azeitonas Galega e Cordovil

A azeitona Galega é a mais portuguesa de todas (exclusivamente portuguesa) e ligada aos olivais tradicionais, produz um azeite com notas de maçã, ligeiramente verde, doce, picante suave e com reminiscências de alguns frutos secos.

Adocicada e leve, a sua riqueza em antioxidantes, como o tocoferol, e em vitaminas lipossolúveis, faz desta variedade um alimento perfeito para toda a família, sobretudo para crianças e bebés, pois contribui para o seu crescimento. Devido à grande variedade de ácidos gordos saturados, faz um azeite que coalha mais facilmente, mas depressa volta ao normal, quando as temperaturas sobem.

A azeitona Cordovil é rica em polifenóis e ácidos gordos. Com notas mais verdes, picante e com um ligeiro travo a limão.

“As nossas oliveiras crescem ao seu ritmo e na cadência dos antigos olivais tradicionais, como tem sido nos últimos séculos, com água fresca e muito sol.”

O meu favorito entre centenas que temos provado e aquele que eu gostaria de manter sempre em stock é o Azeitona Verde. Este azeite é sem dúvida o mais saboroso das redondezas e é biológico… — Melissa Gordon
O azeite da Azeitona Verde é fino, ligeiro e suave, com aromas frescos a erva verde. Uma delicia, que usamos até como petisco apenas com um pouco de pão alentejano! É mesmo muito bom! Obrigado! — Sofia Burnay

As nossas dicas

A acidez não é tudo… Infelizmente, hoje em dia e muito por causa da procura do mercado, os azeites conseguem ser facilmente adulterados. Não baseie a sua escolha na acidez, pois por processos químicos é possível refinar um azeite de má qualidade até aos 0% de acidez. Conhecer o produtor, saber o que o azeite contém e de que modo foi feito, é cada vez mais essencial, por isso, comprar local é uma boa opção. Azeites virgem extra e de agricultura biológica são azeites feitos com cuidado, respeito pela saúde do ambiente e, como tal, são azeites difíceis e caros de produzir.
Provém de olivais conduzidos de acordo com o modo de produção biológica, tal como previsto pela regulamentação europeia. Este modo de produção obriga a diversos condicionamentos importantes, designadamente:

  • Proibição ou um muito condicionado uso de produtos químicos de síntese;
  • Manutenção de fundo na fertilização dos solos;
  • Produção em lagares que assegurem a completa separação em relação ao circuito normal;
  • Controlo desde a produção à comercialização;
  • Na embalagem pode ser mencionada a designação “Agricultura Biológica” e no rótulo deve constar a indicação do nome da entidade que realizou o controlo da produção.
Os azeites virgem extra são extraídos exclusivamente da azeitona, por processos mecânicos e em condições térmicas que não alteram a sua composição. A azeitona não sofre outros tratamentos que não a lavagem, a preparação da massa, a separação das fases sólidas e líquidas, a decantação e a filtração. O produto obtido é o sumo da azeitona, 100% natural e que conserva toda a qualidade do fruto. Um azeite de qualidade superior, com cheiro e sabor a azeitonas em bom estado de conservação. O grau de acidez é igual ou inferior a 0,8%.

O azeite virgem é um azeite de boa qualidade, com um grau de acidez igual ou inferior a 2%. Enquanto que o azeite normal é refinado por métodos químicos, por vezes resultado de azeitonas que já não estão em perfeitas condições. É mais barato e pode ter um grau de acidez igual ou inferior a 1,0%.

Preferir a qualidade e escolher os pequenos produtores em vez de atender à acidez do azeite, é a escolha mais inteligente.

Pontos de venda exclusivos
Lisboa | Porto
Lisboa

Lisboa

Marvão

Marvão