A nossa vida no Campo Magazine

Como preparar as sementes para colheitas futuras

Com uma semana com muita chuva, esta foi a altura perfeita para começar a pensar na horta do próximo Verão.
Quem tem uma horta pode (e deve guardar) as sementes dos seus legumes favoritos para semear no ano seguinte. Afinal são as sementes do tratamos e colhemos com tanto cuidado, sabemos de onde vêm e que contêm, há por acaso alguma coisa melhor do que isto?

Tomate

Extrair a polpa do tomate (maduro) que contém as sementes (o restante tomate pode aproveitar-se para molhos ou ketchups, ou até mesmo congelar para utilizar mais tarde) para uma tigela, de seguida deitar sobre papel de cozinha absorvente ou tiras de pano seco limpo, (estas tiras são óptimas para guardar nos envelopes).

Deixar secar, num local seco e abrigado durante umas semanas até se ter a certeza que estão completamente secas, nessa altura guardar num envelope de papel num lugar fresco, seco e que não esteja exposto à luz.

Pimentos e beringelas

Retirar a semente do fruto maduro e deixar secar num local fresco e arejado durante 3 semanas e depois guardar em envelopes de papel.

Abóbora, melão, pepino e curgetes

Dos frutos maduros retirar as sementes colocar sobre papel absorvente e deixar secar e guardar em envelopes de papel ou numa lata.

Feijão, favas e ervilhas

Deixar secar as vagens e retirar os frutos secos armazenar num local fresco e arejado.

Alface, alho francês, coentros, manjericão, cebolinho, couves, funcho, cravos-da-Índia e cebolas

Deixar crescer até espigarem, darem flor e secarem ligeiramente, nessa altura colher os ramos e colocar em tabuleiros ou em cestos num local abrigado e sem vento, para acabarem de secar. Quando estão prontos para libertarem a semente, pegar nos ramos e sacudi-los para dentro de um saco de plástico, podendo ser guardados neles num local seco e com pouca luz.

Para plantas como as batatas, são as próprias batatas quando começam a dar pequenos rebentos que servem para serem plantadas de novo.

O grande segredo para correr tudo bem é simples basta secar bem as sementes antes de guardar e que estas venham de plantas saudáveis e frutos maduros.

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos