Como secar o chá, e fazer diferentes combinações da bebida

Out 21, 2015 | Aprenda, Blogue | 0 comments

Agora que o Outono se instalou, um chazinho é sempre bem-vindo, melhor ainda quando nos resolve as maleitas. Afinal as ervas aromáticas sempre tiverem um papel muito grande na medicina tradicional pelas suas propriedades.

Os chás podem ser feitos com folhas frescas, mas para melhor aproveitar o que a horta nos dá uma boa opção é secar para se desfrutar e beber o chá durante o Outono e o Inverno. Para fazer isto cortam-se os ramos com uma tesoura, tiram-se os insectos e as folhas estragadas e enfarda-se (isto é fazem pequenos molhos e prendem-se com um fio de sisal). Depois é só pendurar num lugar escuro e seco. As folhas estão secas quando ficam crocantes e se esmigalham com facilidade. Depois é só preciso guardar as folhas em frascos de vidro ou em sacos de pano.

O bom das ervas aromáticas é que se pode fazer diferentes tipos de combinações de chás, e para banhos também. Na nossa loja online vendemos infusão de lúcia-lima que é perfeita para se beber a seguir às refeições. Aqui ficam algumas sugestões de combinações que podem fazer (se não tiverem horta podem comprar as folhas secas em lojas especializadas e fazer em casa as vossas próprias combinações):

Digestão – Lúcia lima, Anis, Hortelã, Malva

Diurético/ Purificador – Dente-de-Leão, Endro, Estragão, Camomila

Estimular o apetite – Manjericão, Manjerona

Constipações e Gripes – Bergamota

Calmante – Cidreira, Beldroega

Diarreia – Orégão, Tomilho

Anemia e Exaustão – Açafrão

Crianças (calmante) – Chá de funcho

E um óptimo banho para quem tem problemas para relaxar – Alfazema e Valeriana