Glifosato fora do prato!

Nov 20, 2017 | Aprenda, Blogue

O químico mais utilizado na agricultura como herbicida, é o personagem de uma batalha que parece não ter fim, mas os ambientalistas não desarmam.

Está difícil travar os interesses comerciais das grandes empresas de biotecnologia agrícola e das explorações agrícolas apostadas em manter o uso da substância que a Ciência já constatou ser cancerígena e que os alimentos transportam até ao nosso prato.

Tentativas de manipulação e desprezo dos estudos e provas, gincana política e estranhas ligações corporativas, têm adiado a decisão urgente de pôr fim ao uso do glifosato nos campos da Europa e dos Estados Unidos. Parece impossível, estando em causa a saúde de todos os seres vivos, que o assunto ganhe tais contornos, obrigando à organização e intervenção dos cidadãos, para alertar, informar e tomar medidas, que parte dos Estados-membros parecem querer evitar.

Nas poucas análises de solo, Portugal apresenta níveis preocupantes de glifosato.

Hoje, 20 de Novembro, é um dia importante para o futuro da saúde da Humanidade. O movimento de cidadãos We Move Europe (www.wemove.eu) vai ao Parlamento Europeu dar voz a 1.3 milhões de cidadãos que assinaram o manifesto contra o uso do terrível pesticida. Às 14h00 de Lisboa, 15h em Bruxelas, Mika Leandro, um dos directores da Campanha, mostrará aos deputados e à Comissão Europeia que é urgente votar contra o licenciamento da sua utilização.

Acompanhe aqui: https://goo.gl/NzkyrD

Saiba mais:
http://visao.sapo.pt/verde/2017-11-12-A-guerra-toxica-do-glifosato
http://www.bbc.com/news/world-europe-41928007
https://www.nytimes.com/2017/11/09/business/eu-arkansas-monsanto-weedkiller.html
http://www.quercus.pt/campanhas/campanhas/autarquias-sem-glifosato-herbicida