A nossa vida no Campo Magazine

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.
O desafio era participar numa palestra dedicada à importância do solo. Este convite para participar na Terra Sã deveu-se, sobretudo, a um trabalho que comecei a desenvolver este ano, num espaço que a Azeitona Verde tem em Lisboa, no Príncipe Real, chamado A Sociedade. Aqui, entre muitos eventos que organizamos ligados à alimentação, ambiente e sustentabilidade, conta-se o “Conversas experimentais à volta da mesa”, em que convidamos um grupo de pessoas especialistas em áreas ligadas à alimentação – produtores, biólogos, cientistas, comerciantes, chefes – e onde cada um fala da sua área e alerta sobre o que está bem e o que está mal na produção, e o que deveríamos fazer para mudar. Nesse mesmo grupo, estão incluídos jornalistas e bloggers, com o intuito de que a informação seja partilhada, pois, infelizmente, há muitas coisas que estão erradas na produção da comida que comemos e que o consumidor não sabe. É importante, por isso, fazer chegar informação verdadeira e credível aos consumidores, para os tornar mais seguros e conscientes nas suas escolhas.

E o que é que isto tem a ver com o solo, perguntam vocês?

Tem tudo a ver, porque nesta matéria dependemos em grande parte do solo.

Quem já nos conhece sabe, não sou Engenheira Agrónoma, mas tudo o que sei é por paixão, curiosidade, muito estudo e experiência.

Falar sobre o que está acontecer ao solo era um dos temas que estava previsto para uma das próximas conversas n’ A Sociedade e, daí, termos trazido o tema até à Terra Sã.

O solo é ainda hoje um mistério para uma grande parte de nós. Se eu perguntar a uma pessoa na rua se o mar tem vida, irá dizer, sem hesitar, que sim, mas se perguntar o mesmo sobre o solo, muitos não vão responder com a mesma rapidez, pois, infelizmente, uma grande parte das pessoas, quando pensa em solo, vê apenas um bocado de terra, um substrato, algo castanho e inerte, mas o solo é tão mais que isso…

Apesar de conhecer o solo, devido ao contacto que mantenho por ser agricultora biológica, e do trabalho que fazemos na quinta para o preservar e melhorar constantemente, penso que nem eu realizava a importância do que está debaixo dos nossos pés, até estudar mais sobre o tema.

O solo é um sistema vivo, com funções muito importantes, mas a maior parte de nós não está suficientemente consciente do seu valor, sendo, por isso, essencial falar dessas funções, desmistificando-as, para lhes dar o devido mérito.

A principal de todas é reconhecermos que há vida no solo e que a temos de respeitar. Afinal, dele provêm 99% dos alimentos globais para consumo humano.

O solo é um sistema complexo e tem um papel importantíssimo no equilíbrio da vida no nosso Planeta.

— Veja a segunda parte do artigo —

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos