A nossa vida no Campo Magazine

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Explorações agrícolas que devastam campos e florestas, populações escravizadas, trabalho infantil, fome, doença, e nem os animais são poupados, em nome do lucro. Precisamos de estar informados, antes de comprar aquele produto, alimento ou derivado, maravilhosamente embalado, cheiroso e apetitoso, repleto de recomendações benéficas para a saúde e a beleza, apregoadas por campanhas de marketing, artigos ‘encomendados’ e estudos inconclusivos ou inexistentes.

Entre a panóplia de cereais, sementes, frutas, legumes e plantas várias, vinda do outro lado do mundo, paga a preço de ouro, estão os famigerados óleos de palma e de coco, a ganhar terreno e adeptos.

É um erro pensar que esta escolha ajuda os países pobres, porque quem ganha, mesmo, são as empresas – instalam-se, pagam salários de miséria, pervertem o habitat natural e põem em causa todo o equilíbrio e a sustentabilidade da vida.

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas, que não respeitam as regras estabelecidas pelas cooperativas de “Comércio Justo”, que há muito tentam proteger as populações locais e a biodiversidade das regiões. A franca expansão na Ásia de plantações de coqueiros, para produção do óleo de coco, chega ao cúmulo de utilizar macacos bebés que, sob maus tratos, são acorrentados no topo das árvores para a apanha dos frutos.

P
Coco: do conto de fadas comercial ao pesadelo animal
P
Óleo de coco virgem, extra virgem, orgânico ou sem sabor?

Tudo acontece sob a capa de uma nutrição saudável, com gorduras ‘amigas’ do desempenho cardiovascular, ditames que a Ciência não assina na totalidade. Assim, à cautela, evite óleos de coco refinados (feito de coco seco), pobres em propriedades nutritivas, e opte apenas pelo puro ou biológico (virgem ou extra virgem), obtido da polpa do fruto fresco e extraído a baixas temperaturas, que mantém nutrientes, cor, aroma e sabor.

Mas nunca esqueça: a mais genuína ‘superfood’ do mundo – o Azeite das nossas velhas e boas oliveiras, está aqui ao nosso alcance e é produzido no nosso país. Não o deixe fora do prato e descubra porquê no nosso livro A Vida Virgem Extra, o coração agradece.

Descubra aqui que afinal o óleo de coco não faz assim tão bem:

P
High-fat oil and low-paid farmers: the cost of our coconut craze
P
Switching From Coconut Oil to Olive Oil Can Be Good for Your Heart
P
Some Experts Dispute AHA Warning on Saturated Fats, Coconut Oil

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos