A nossa vida no Campo Magazine

Sobremesas com Romã

Como não faltam Romãs nesta época no fim-de-semana passado divertimo-nos a inventar sobremesas com ela.
Já repararam como Romã lida ao contrario é Ãmor? E como não faltam Romãs nesta época, nem amor a esta fruta tão requintada que só faz lembrar as mil e uma noites, no fim-de-semana passado divertimo-nos a inventar sobremesas com ela. Fizemos duas versões, uma mais decadente e uma mais leve! Ambas são fáceis de fazer e caiem muito bem em qualquer ocasião. Depois queremos saber qual preferem!

Tarte de iogurte e romã (versão decadente)

Ingredientes para duas tartes com 12 cm de diâmetro

Base

2 1/2 colheres de sopa de manteiga derretida
200 g de bolachas de chocolate (tipo shortcake)

Cobertura

200 g de iogurte grego (escolham um mais espesso, não o cremoso)
Sementes de 1 romã média

Calda

3 colheres de chá de açúcar amarelo
1 1/2 colher de sopa de água
Sumo de 1 romã média

Final

Raspas de 1 quadrado de chocolate preto (opcional)

Preparação

Para a base triture as bolachas num processador. Numa tigela misture a bolacha triturada com a manteiga derretida e envolva bem. Forre o fundo das duas formas de tarte com a mistura da base, com uma espessura de mais ou menos 2 cm. Calque e leve ao congelador.

Enquanto isso descasque uma romã, e retire todas as sementes, reserve. Use outra romã para o sumo, para o fazer descasque apenas a parte de cima da romã e pressione as sementes para baixo de maneira a que o sumo vá saindo para uma tigela, no final passe por um passador de rede e reserve.
Retire as formas e adicione o iogurte a ambas as formas. Leve novamente ao congelador, enquanto prepara a calda.

Leve ao lume a água e o açúcar até ao açúcar se dissolver e formar uma calda amarela. Adicione o sumo da romã e deixe reduzir durante oito minutos ou até ponto estrada (saiba aqui). Deixe arrefecer durante uns 5 minutos.

Retire as formas do congelador, tire as tartes das formas e coloque no prato onde vai servir, adicione as sementes e regue com calda da romã, para finalizar coloque raspas de chocolate preto por cima. Sirva imediatamente. Se não vai servir imediatamente, sugerimos que só monte a sobremesa na hora e enquanto isso deixe estar as formas no frigorífico.

Copinhos de iogurte com romã (versão leve)

Os ingredientes são os mesmos da receita acima mas sem a base de bolacha (aliás até podem fazer com o que sobra). Em copos pequenos adicione o iogurte, as sementes de romã, a calda e finalize com raspas de chocolate preto (opcional). Pode guardar no frigorifico até à hora de servir. Então qual é a vossa preferida?

Outros artigos

Bolo de curgete e azeite

Bolo de curgete e azeite

Delicioso, e é feito com um ingrediente inesperado que talvez alguns de vocês torçam os narizes, mas confiem que é mesmo bom!

Chá de maçã e canela

Chá de maçã e canela

Nestes dias em que o frio se faz sentir, nada melhor do que nos aquecermos com uma boa chávena de chá. Então quando fazemos um caseiro com produtos nossos, ainda sabe melhor!

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Quando sobram ervas frescas, esta é uma boa forma de as aproveitar e mesmo de as conservas, quando estão no auge do seu sabor, para guisados, molhos e estufados de inverno.

Laranjas praliné

Laranjas praliné

Das laranjeiras que temos na quinta, existe uma bem velhinha que é o nosso “Ai, Jesus”. Gostámos tanto dela e temos tanto respeito pela sua antiguidade que a mimamos como quem mima uma avó ou uma bisavó, pois sendo senhora de certa idade e que já assistiu a muita história, merece todo a nossa veneração.

Salada de beterraba e queijo de cabra

Salada de beterraba e queijo de cabra

Agora que o Verão chegou nada melhor que ter sempre à mão receitas leves e frescas para levarmos seja para a praia, campo ou nos passeios que fazemos a descobrir as cidades e vilas.

Sumo de dióspiro e laranja

Sumo de dióspiro e laranja

Agora que o frio chegou e que a nossa horta está adormecida, à espera do tempo mais quente, temos as laranjas que nos alegram com a sua bonita cor e com um cheiro incrível, a fazer lembrar os dias de infância, enquanto os últimos dióspiros se despedem, até ao próximo Outono.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos