A nossa vida no Campo Magazine

Sumo de dióspiro e laranja

Agora que o frio chegou e que a nossa horta está adormecida, à espera do tempo mais quente, temos as laranjas que nos alegram com a sua bonita cor e com um cheiro incrível, a fazer lembrar os dias de infância, enquanto os últimos dióspiros se despedem, até ao próximo Outono.

Este foi um ano especialmente bom de dióspiros, tivemos muitos e cheios de sabor. A colheita foi de tal forma que, sempre que vêm amigos, tento “impingir” alguns, mas, para grande infelicidade minha, a maior parte da vezes, não tenho sucesso. É que, apesar do dióspiro ser um dos meus frutos favoritos de Outono, tenho reparado que não têm muito adeptos, o que me levou a pensar o que fazer com eles para que todos gostem.

Depois de dar algumas voltas ao tema, lembrei-me que, se há coisa que resulta cá em casa, são os sumos. Então, resolvi fazer experiências com os dois frutos que disponíveis: as laranjas e os dióspiros. O resultado foi fantástico! O dióspiro confere ao sumo uma textura cremosa, ao mesmo tempo que corta acidez das laranjas e lhe dá uma doçura muito agradável. Uma receita cheia de energia e vitaminas, para começar o dia em grande.

Ingredientes para 2 copos

3 laranjas para sumo
6 dióspiros bem maduros
Gelo q.b.

Preparação

Cortar as laranjas ao meio e espremer no espremedor de citrinos.

Tirar a pele aos dióspiros e colocar a polpa num copo da misturadora.

Adicionar o sumo de laranja e gelo ligeiramente esmagado.

Bater e servir imediatamente.

Outros artigos

Bolo de curgete e azeite

Bolo de curgete e azeite

Delicioso, e é feito com um ingrediente inesperado que talvez alguns de vocês torçam os narizes, mas confiem que é mesmo bom!

Chá de maçã e canela

Chá de maçã e canela

Nestes dias em que o frio se faz sentir, nada melhor do que nos aquecermos com uma boa chávena de chá. Então quando fazemos um caseiro com produtos nossos, ainda sabe melhor!

Sobremesas com Romã

Sobremesas com Romã

Como não faltam Romãs nesta época no fim-de-semana passado divertimo-nos a inventar sobremesas com ela.

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Quando sobram ervas frescas, esta é uma boa forma de as aproveitar e mesmo de as conservas, quando estão no auge do seu sabor, para guisados, molhos e estufados de inverno.

Laranjas praliné

Laranjas praliné

Das laranjeiras que temos na quinta, existe uma bem velhinha que é o nosso “Ai, Jesus”. Gostámos tanto dela e temos tanto respeito pela sua antiguidade que a mimamos como quem mima uma avó ou uma bisavó, pois sendo senhora de certa idade e que já assistiu a muita história, merece todo a nossa veneração.

Salada de beterraba e queijo de cabra

Salada de beterraba e queijo de cabra

Agora que o Verão chegou nada melhor que ter sempre à mão receitas leves e frescas para levarmos seja para a praia, campo ou nos passeios que fazemos a descobrir as cidades e vilas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos