A nossa vida no Campo Magazine

Tomate Recheado com Ovos Pancetta e Manjericão

Esta receita faz parte do nosso livro Brunch, mais de 150 receitas além de deliciosa é simples e perfeita para quem não quer passar muito tempo na cozinha.

De volta ao confinamento, implica mais tempo a preparar refeições, por isso nada melhor que receitas simples, rápidas, deliciosas e bonitas à vista e sempre acompanhadas de um bom azeite.  

Ingredientes para 4 pessoas

4 ovos

4 tomates grandes maduros (mas rijos)

4 fatias de pancetta ou presunto

16 folhas de manjericão

Azeite a gosto

4 fatias de baguete

sal e pimenta a gosto

Preparação

Cortar uma tampa na parte superior de cada tomate e retire a polpa e as sementes.

Enrolar o tomate na fatia de pancetta (ou presunto) e prender com um palito. Forrar o interior de cada tomate com 4 folhas de manjericão.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e dispor os tomates. Partir um ovo para dentro de cada um deles. Temperar com sal e pimenta e regar com um fio de azeite.

Pincelar as fatias da baguete com azeite e colocar num outro tabuleiro de ir ao forno. Levar os dois tabuleiros ao forno até o presunto ficar crocante, o tomate assado e o ovo apresentar a clara cozida, mas a gema mole. O pão está pronto quando estiver dourado.

Servir o tomate acompanhado com fatias de pão e salada de rúcula.

Neste artigo

Livro Brunch

31,80

Outros artigos

Bolo de curgete e azeite

Bolo de curgete e azeite

Delicioso, e é feito com um ingrediente inesperado que talvez alguns de vocês torçam os narizes, mas confiem que é mesmo bom!

Chá de maçã e canela

Chá de maçã e canela

Nestes dias em que o frio se faz sentir, nada melhor do que nos aquecermos com uma boa chávena de chá. Então quando fazemos um caseiro com produtos nossos, ainda sabe melhor!

Sobremesas com Romã

Sobremesas com Romã

Como não faltam Romãs nesta época no fim-de-semana passado divertimo-nos a inventar sobremesas com ela.

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Quando sobram ervas frescas, esta é uma boa forma de as aproveitar e mesmo de as conservas, quando estão no auge do seu sabor, para guisados, molhos e estufados de inverno.

Laranjas praliné

Laranjas praliné

Das laranjeiras que temos na quinta, existe uma bem velhinha que é o nosso “Ai, Jesus”. Gostámos tanto dela e temos tanto respeito pela sua antiguidade que a mimamos como quem mima uma avó ou uma bisavó, pois sendo senhora de certa idade e que já assistiu a muita história, merece todo a nossa veneração.

Salada de beterraba e queijo de cabra

Salada de beterraba e queijo de cabra

Agora que o Verão chegou nada melhor que ter sempre à mão receitas leves e frescas para levarmos seja para a praia, campo ou nos passeios que fazemos a descobrir as cidades e vilas.

Sumo de dióspiro e laranja

Sumo de dióspiro e laranja

Agora que o frio chegou e que a nossa horta está adormecida, à espera do tempo mais quente, temos as laranjas que nos alegram com a sua bonita cor e com um cheiro incrível, a fazer lembrar os dias de infância, enquanto os últimos dióspiros se despedem, até ao próximo Outono.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos