#CONNECTED with chef

Marcella
Ghirelli

A Comida Independente é muito mais que uma loja, este é um espaço que dá a conhecer um sem número de pequenos produtores e marcas. Por de trás das delícias que se podem provar na cozinha da Comida Independente está a chef Marcella Ghirelli.

Conteúdos

A chef

Comida Independente

Bruschetta com pesto de kale, picles de talo de acelga e couve-flor

A chef

O percurso de Marcella passa por restaurantes de fine dining no Brasil, como o Vito de André Mifano uma experiência de gastronomia japonesa e um estágio no D.O.M de Alex Atala, em São Paulo, com duas estrelas Michelin.

É aqui que começa de verdade a gostar do mundo da cozinha e o chef Atala, acaba por se tornar uma espécie de mentor e incentivando-a ter outras experiências noutros locais do mundo.

Faz as malas e ruma a Florença onde faz um curso de cozinha, vai descobrir outros países e acaba por vir para Portugal, onde trabalha nos restaurantes Pesca de Diogo Noronha e Peixaria da Esquina.

Marcella Ghirelli da Comida Independente
Marcella Ghirelli da Comida Independente

É nesta altura que as questões com o meio ambiente começam a ter algum peso e onde começa também a sentir que o fine dining tem que urgentemente se reinventar. Seja pela pressão que existe no trabalho, pela falta de vida e de cuidado com o alimentos ou até com os próprios colegas de trabalho.

Quando surge o convite da Rita, nem hesitou, nessa altura já era acérrima cliente da Comida Independente, aliás gostava tanto do ambiente que era aqui que passava grande parte das suas folgas.

Na Comida Independente as suas reflexões sobre a verdade na cozinha, o desperdício e a técnica irrepreensível tiveram um valor inestimável para o projeto.

Marcella no bar de vinhos, agora suspenso, desenvolveu petiscos com base nos ingredientes frescos e outros produtos da loja e sobretudo numa cozinha de aproveitamento. Aqui nada se perde tudo se transforma. Hoje cria comida a pensar no conforto das pessoas em casa, que vendem online.

Comida Independente

A Comida Independente é muito mais que uma loja, este é um espaço que dá a conhecer um sem número de pessoas, elas também incríveis, que trabalham com plantas e não só. São essencialmente pequenos produtores que aqui têm uma montra, não só para os seus produtos como para os seus projectos diferenciadores.

Na Comida Independente, e como o nome indica, vende-se o melhor que se faz em Portugal fora do circuito das grandes marcas comerciais.

s. comidaindependente.pt

m. Rua Cais do Tojo 28, 1200-649 Lisboa

Comida Independente
Comida Independente
BARÜ
Azeite Premium Azeitona Verde

Por de trás deste conceito está a Rita Santos, uma super mulher, que não desistiu de perseguir os seus sonhos e de reunir num espaço, os pequenos (e alguns grandes) produtores portugueses que tentam fazer a diferença e que de outra maneira não teria visibilidade.

Antes de abrir este projecto, a Rita, dedicou-se de corpo e alma a conhecer e saber mais sobre o que se estava a produzir em Portugal. Conheceu produtores de azeite, de queijos, enchidos, hortícolas, vinhos e reuniu-os aqui.

Hoje, a Comida Independente funciona não só como mercearia, bar de vinhos, um espaço de tapas onde se pode ir comer umas deliciosas sanduíches ou uma tábua de queijos ou até mesmo tomar um pequeno-almoço.

O que é certo, é que aqui segue-se o ritmo das estações do ano, e por isso a equipa sabe a aconselhar o porquê de se comer os legumes da estação na altura certa.

Aqui há rastreabilidade, sim na Comida Independente sabe-se quem são as caras e os nomes por de trás de cada produto, as suas convicções e histórias. Só assim esta loja consegue ser a expressão das coisas únicas que existem em Portugal, como diz a Rita “Queremos que a Comida Independente seja uma expressão das coisas únicas que nós temos, e só se consegue ser único quando se é especial e pequeno”.

Com o covid vieram algumas alterações, para ajudar os produtores a escoar os seus produtos a Comida Independente, organizou entregas ao domicílio, seja de produtos, comida pronta ou pão fresco e agora organiza aos sábados, em colaboração com a Junta de Freguesia da Misericórdia, um Mercado de Produtores, por onde passam também diferentes chefs que preparam verdadeiras iguarias. A entrada é livre.

m. Praça de São Paulo. Rua de São Paulo, 71. Sáb 10.00-16.00

Juliana Penteado da BARÜ

Bruschetta com pesto de kale, picles de talo de acelga e couve-flor

pela chef Marcella Ghirelli

Ingredientes

250 g kale toscana

100 g salsa

25 g semente de abóbora

1 dente de alho (assado)

50 ml de azeite biológico Azeitona Verde Edição Premium
Sal marinho Azeitona Verde q.b.

Zest de limão

30 g de parmiggiano ou nutricional yeast

Preparação

  1. Primeiro, escalde em água fervente as folhas de kale e salsa por 30 segundos, retire e deixe resfriar em água com gelo.

  2. Enquanto isso com mixer ou blender, misture o alho, azeite, sal, zest de limão queijo e semente de abóbora.

  3. Adicione as folhas pouco a pouco, e se necessário coloque um pouco da água da cocção ou mais azeite, cuidado para não bater muito e aquecer o azeite, pode amargar.

  4. Deixe na textura cremosa e sirva.

#CONNECTED
with wedding florist

Anne Frost

QUINTA DE SANT’ANA

Dia 21 de Janeiro

Siga-nos

Plantas secas