Oliveira milenar

Adote uma oliveira e receba o mais puro azeite virgem extra Português, diretamente do nosso olival.

Vencedor de mensão honrosa pelo ICNF Natural Awards (Instituto de Preservação da Natureza e das Florestas).

COM ESTA IDEIA, pretendemos divulgar e fazer um alerta para o que está a acontecer ao nosso património oleícola, em que olivais tradicionais e ancestrais, uma valiosa parte da nossa cultura e história de agricultura familiar, estão a ser substituídos, para dar lugar a olivais intensivos e super intensivos, de maior rendimento e produção, eles próprios ligados a uma agricultura intensiva, com recurso constante a herbicidas e pesticidas.

Uma das oliveiras que queremos proteger, é a Galega, uma espécie tipicamente portuguesa que, por apresentar algumas dificuldades – considerada pouco produtiva, com uma azeitona cuja colheita é mais trabalhosa, e difícil de pegar por estaca – tem vindo a ser substituída por outras variedades, não nacionais, mais rentáveis.

É prioritário manter as variedades locais

O alerta ganha uma força ainda maior, atualmente, dado o perigo da doença provocada pela bactéria Xylella fastidiosa, que está a alastrar por Itália, Espanha e até na zona norte de Portugal, e ataca, sobretudo, as árvores antigas, tendo destruído já milhares de exemplares centenários e milenares. O receio de que a doença se alastre por outras regiões da Europa, incluindo outras regiões de Portugal, começa a ser uma verdadeira ameaça sobretudo porque se pensa que uma das razões para o aparecimento desta doença foi a introdução de variedades provenientes de outros países.

Mão a segurar azeitonas

A nossa ideia

A Azeitona Verde quer mostrar que ao protegermos o nosso património oleícola, recuperando as oliveiras típicas portuguesas, neste caso, a Galega e a Cordovil, estamos a defender uma biodiversidade que pode estar em risco de extinção e as pequenas produções de agricultores, mas, também, a valorizar as tradições económicas e os conhecimentos artesanais.

Criámos, assim, uma ideia em tom descontraído e divertido, mas com uma mensagem forte:

Para cada árvore um personagem histórico, pois foi esta a maneira que encontrámos para mostrar a sua antiguidade.

Ao adotar uma das nossas oliveiras biológicas milenares, está a adoptá-la durante 1 ano, tornando-se membro da família, contribuindo assim para iniciativas sociais na comunidade local do Marvão e ações nacionais para a proteção e preservação dos olivais ancestrais.

É possível oferecer?

Claro! Este é um presente perfeito para quem gosta da natureza e dá valor à comida saudável.
Pode oferecer como presente de casamento ou até mesmo se for uma empresa que deseje ter uma oferta diferente para oferecer aos funcionários ou clientes.

O que recebo em troca?

Ao adotar uma das nossas oliveiras ancestrais, estará a apadrinhá-la durante 1 ano e receberá um kit de adoção que contém:

Saboreie um azeite premium, de edição especial.

Cartão de identidade da sua oliveira

Certificado de adoção

Postais

Livro “A Vida Virgem Extra”, onde mostramos todo o processo de como o nosso azeite chega à sua mesa, além de uma série de receitas simples para saborear o seu azeite.

Lápis da Azeitona Verde

Saco 100% algodão

e ainda uma surpresa para desfrutar com o seu azeite.

Nem todo o azeite é produzido de igual forma

Descubra porquêQuer saber mais?

Junte-se a nós para mostrarmos a importância cultural de manter estas árvores e olivais milenares vivos.

Oliveira milenar

Personalize a sua oliveira

Na nossa quinta temos muitas mais oliveiras ancestrais então porque não criar a sua e oferecer um presente cheio de simbolismo? Faça a sua própria história, poema ou um texto e nós tratamos do resto. Perfeito para quem quer comemorar uma data ou ocasião especial.

Siga-nos

Ramos de oliviera
Apanha da azeitona
Azeitona
Lagar