Favos de mel

Na Azeitona Verde estamos profundamente comprometidos na preservação do nosso meio ambiente, e trabalhamos em conjunto com a natureza para conseguirmos fazer o nosso trabalho da melhor forma.

Um dos nossos valores fundamentais é praticar apicultura sustentável, por isso, para nós, as abelhas vêm primeiro.

Desde que começámos a Azeitona verde, e por a nossa quinta estar inserida numa zona de parque natural e reserva ecológica, temos deixado voltar aos nossos campos a natureza local. Aos poucos, as plantas autóctones e as flores silvestres foram aparecendo cada vez em mais quantidade e variedade nos nossos campos, ao mesmo tempo, íamos plantando árvores e arbustos para atrair os pássaros e eles voltaram! Mas sentimos que precisávamos de mais polinizadores.

Em 2018, decidimos dar uma ajuda à natureza e trazer abelhas melíferas para a quinta, pois consideramos vital o papel que desempenham na manutenção dos ecossistemas. O nosso objectivo era ajudar a regenerar o habitat natural envolvente, aumentar e restaurar a biodiversidade, ao mesmo tempo que tentávamos interferir o menos possível com as abelhas, deixando-as ser felizes e fazer o seu trabalho.

Para darmos uma ajuda à sua adaptação, nos últimos anos semeámos campos de flores selvagens da flora portuguesa, e o trabalho de protecção e preservação que temos feito ao longo destes anos com os carvalhos (carvalho negral Quercus pyrenaica, árvore protegida do Parque Natural da Serra de São Mamede) tem dado resultados com eles a produzirem em abundância uma seiva, que se torna ideal para alimentar as abelhas numa altura do ano em que as flores já não são abundantes.

O nosso é um mel não pasteurizado, ao qual apenas fazemos uma ligeira filtragem para remover pequenos pedaços de detritos de plantas, incluindo pólen e cera de abelha. Este é um mel que não passou por nenhum processo de aquecimento a altas temperaturas ou adição de produtos como açúcar ou água. Um procedimento que infelizmente é usado para fazer render mais a produção de mel e para que ganhe uma aparência mais apelativa para os consumidores, este método que acaba por dar origem a um mel processado que não tem os benefícios do mel cru, porque muitos dos nutrientes perderam-se durante o processo de aquecimento ou filtração. Muitos produtos de mel comercial encontrados em supermercados convencionais são frequentemente misturados, ultrafiltrados e pasteurizados).

O mel cru da Azeitona Verde é apenas espremido do favo, junto com o pólen que o compõe. Este mel puro é um adoçante natural que contém todos os nutrientes, enzimas e compostos medicinais pelos quais o mel é conhecido. É carregado com vitaminas, proteínas, minerais, entre outros, uma autêntica fonte de energia! É rico em propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

O nosso mel pode cristalizar, em especial quando exposto a baixas temperaturas, um fenómeno que sucede apenas com mel puro, mas que em nada altera os seus princípios e propriedades medicinais. Se não gosta de mel cristalizado é só colocar o frasco em banho-maria (sem exceder os 40 ºC de temperatura, já que isso destrói as suas propriedades) e depois de uns minutos este voltará a ficar mais líquido, novamente sem alterar as suas características.

Composição do mel

Frutose, glicose, entre outros açúcares

Aminoácidos, vitaminas, proteínas, minerais e oligoelementos
Substâncias aromáticas, entre outros

Algumas das muitas flores e plantas que compõe o nosso mel

Como produzimos o nosso mel?

Centrífuga manual
Centrífuga manual
Todos os dias as abelhas saem para o campo onde recolhem o néctar das plantas e flores, este é levado pelas abelhas para as colmeias. Aqui os açúcares complexos vão ser processados e quebrados em dois açúcares simples, chamados glicose e frutose.
Estes são depositados nos alvéolos dos favos, onde através de um processo natural de evaporação a água presente no mel irá reduzir-se.
Quando o teor de humidade cai abaixo de 18%, os alvéolos dos favos contendo o mel fresco são tapados e selados pelas abelhas, a este processo chama-se operculação.
Quando os favos estão selados, os nossos apicultores selecionam alguns quadros e colhem o mel, mas somente quando existe abundância, isto para garantir que as nossas abelhas tenham mel suficiente para se alimentarem durante os meses frios de inverno.

Extração

Na Azeitona Verde fazemos a extração do mel manualmente e a frio, usando uma centrífuga manual.
Depois de extraído o mel, este é recolhido em depósitos de inox esterilizados e armazenado num local fresco e arejado onde fica a repousar por uns dias.
O embalamento do nosso mel é feito nas nossas instalações à mão, com todo o cuidado e atenção.
Mel

Como distinguir que o mel que está a comer é puro?

Para se certificar se o seu mel é puro, existem alguns testes que pode fazer, tais como:

Ler o rótulo

Lembre-se que o mel puro só tem um ingrediente, o próprio mel.

Teste do dedo

Coloque uma gota de mel no seu indicador. Se este se espalhar imediatamente, não é puro, se por outro lado permanece espesso, é puro.

Teste do copo de água

Encher um copo de água, juntar uma colher de mel. Se for puro irá agrupar-se na parte inferior do vidro e o mel adulterado começará a dissolver-se na água.

Teste do tempo

O mel puro cristaliza ao longo do tempo. Mel processado vai continuar a parecer um syrup (mais líquido) durante o tempo que estiver armazenado.

Siga-nos

Apicultores e colmeias
Colmeia
Apicultores
Flores no campo

Sustentabilidade & Ética

Quinta