Mão a segurar em malmequeres

Uma verdadeira ligação com a natureza.

Os aromas naturais e a paisagem da nossa quinta biológica na região do Marvão, inspiraram-nos na criação da nossa nova coleção Botânica de sabão natural de azeite biológico.
São quatro sabões artesanais e feitos à mão, que foram criados para o levar a mergulhar na paz restauradora dos nossos campos, encorajando a acalmar e a escapar para um estado de espírito mais leve e em harmonia com a natureza.

Quatro sabões de azeite Azeitona Verde

Coleção Botânica

Um ingrediente botânico é um componente de um produto cosmético ou de cuidados pessoais cuja a origem vem de plantas (ervas, raízes, flores, frutos, folhas ou sementes).

Os nossos sabões são produzidos com derivados de plantas, o seu maior ingrediente é o azeite que vem do sumo do fruto da oliveira, a azeitona, seguido de óleos essenciais naturais extraídos de plantas e água mineral de nascente.

100% vegan e natural

As suas fórmulas delicadas foram desenvolvidas através de uma meticulosa combinação do nosso azeite biológico Azeitona Verde com óleos naturais aromáticos, conjugando da melhor forma as propriedades antioxidantes e regeneradoras de ambos, concedendo à pele do rosto, corpo e mãos as suas propriedades altamente nutritivas, hidratantes e suavizantes.

Os aromas naturais das plantas escolhidas foram especialmente selecionados para levar quem os experimenta, numa viagem sensorial pelas estações do ano no campo.

Um verdadeiro tratamento de aromaterapia em sua casa!

Graças aos aromas naturais das plantas, estes sabões são ideais para desfrutar de um relaxante e envolvente banho ou estimulante duche.

Ingredientes

Usamos apenas ingredientes naturais de alta qualidade para criar as nossas fórmulas, métodos éticos e biológicos de produção e colheita estão no topo da nossa lista de prioridades.

O Azeite biológico

O azeite virgem extra nutre a pele, protege-a, suaviza-a, conserva a juventude do corpo e da cara. Rico em vitaminas A, D, K e E. Rico em polifenóis (como flavonóides e ácidos fenólicos), ácidos graxos (ómega 3 e 6) ácido oleico, que além de serem reconhecidos como fonte de energia são também agentes naturais poderosos para prevenir o anti envelhecimento e extremamente benéficos para a saúde humana.

Os povos antigos cedo descobriram que o azeite era um excelente emoliente e hidratante para a pele, bom para alívio de dores, para massagens, banhos e para dar brilho ao cabelo, e a partir daí foi um passo para o misturarem com essências aromáticas e cinzas, e fazerem o primeiro sabonete.

O azeite virgem extra atua na pele do mesmo modo que as substâncias segregadas pelas glândulas produtoras de gordura formando uma película, com isso, a pele fica macia, hidratada, com mais elasticidade, sem excesso de oleosidade ou ressequimento, o que por vezes acontece quando se usa óleos inadequados. O azeite é adequado a peles secas, normais e mistas, as muito oleosas e com tendência para a formação de borbulhas não devem usar, o azeite virgem extra é altamente recomendado para peles secas pelas suas propriedades inflamatórias.

In “A Vida Virgem Extra”

Conheça o nosso livro

Óleos essenciais

Os óleos essenciais de plantas, são extratos vegetais concentrados que retêm o cheiro e sabor das plantas e as suas propriedades. Compostos aromáticos únicos, conferem a cada óleo essencial uma essência característica. Estes são reconhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, estimulantes do sistema imunitário e protetoras do envelhecimento da pele.

São frequentemente usados em aromaterapia, uma forma de medicina alternativa que utiliza extratos de plantas para promover a saúde e o bem-estar.
Os óleos essenciais são obtidos por destilação (via vapor e / ou água) ou por métodos mecânicos, como a prensagem a frio.

A forma como os óleos são produzidos é importante, pois os óleos essenciais obtidos por processos químicos não são considerados verdadeiros óleos essenciais.

Os óleos essenciais que usamos fazem parte da “Aromatherapy Trade Council”.

Glicerina

Os sabões contêm glicerina que é formada no processo da saponificação. Esta mantem-se no sabão, sendo essencial para a hidratação da pele. Nos sabões industriais muitas vezes a glicerina é retirada.

Hidróxido de sódio (NaOH)

Um ingrediente essencial no processo de saponificação e sem o qual não se poderia fazer sabão. Ao fazer o processo correctamente, 90% é eliminado nos primeiros momentos da fase saponificante. No fim do processo de cura dos sabões, nada resta deste elemento, apenas azeite saponificado (olivato de sódio).

Farinha de castanha biológica

A vitamina E, o selénio e o ómega 3 presentes nas castanhas biológicas ajudam contra os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento e contribuindo para o fortalecimento da pele.

Rica em potássio, vitamina C, B e ajuda a aliviar o stress.

Gluten free.

Chlorella

Com vitaminas B, magnésio e zinco, que ajudam a acalmar a pele.

Chlorella é uma alga de água doce repleta de um pigmento verde superior, conhecido como clorofila. A clorofila é o pigmento que torna as plantas verdes e saudáveis ​​e é rico em vitaminas A, B e C.

Promove a produção de colágeno da pele, melhorando-a.

Sementes de papoila biológica

Sementes da flora nativa de Portugal.

Ricas em ómega-3, minerais, fibras e vitaminas. Têm também propriedades calmantes.

Óxido de Ferro

É um pigmento mineral frequentemente usado em cosmética.

Processo

O sabão é produzido a partir da reação de gorduras ou óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio NaOH) dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool (conhecida como glicerina). Esse processo recebe o nome de saponificação.

O modo como é feita essa reação, é que vai definir se o processo de saponificação é a frio ou a quente.

Saponificação a frio

O nosso processo de fabricação de sabão a frio, ocorre a uma temperatura um pouco acima da temperatura ambiente, o que faz com que as propriedades do azeite e dos óleos essenciais não sejam destruídas, levando desse modo os antioxidantes e vitaminas para a pele.

Óleos essenciais

Segurança

A coleção de sabões botânicos da Azeitona Verde, foi submetida no Portal de Notificação de Produtos Cosméticos (CPNP), o sistema de notificação para produtos cosméticos e criado para a execução do Regulamento (CE) n.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho.

Infarmed

A coleção de sabões botânicos Azeitona Verde, cumpre a legislação aplicável aos produtos cosméticos, bem como com o previsto na Deliberação n. 15/CD/2013.

O fabrico de produtos cosméticos, independentemente da tipologia de fabrico (Decreto-Lei n.º 169/2012 de 1 de agosto, na atual redação) e incluindo o que é realizado em unidades produtivas artesanais (Decreto-Lei n.º 41/2001, de 9 de Fevereiro), tem de cumprir a legislação europeia e nacional.

Assim, só podem ser colocados no mercado produtos cosméticos que demonstrem ser seguros e cumpram os requisitos legalmente estabelecidos pelo Regulamento (CE) N.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de novembro de 2009 e pelo Decreto-Lei n.º 189/2008, de 24 de setembro.

Mãos a segurar em sabão

Dizemos não a:

Sodyum Lauryl Sulfate (SLS):

É um detergente comum e um agente de formação de espuma e é exatamente o mesmo produto que é usado para limpar por exemplo os nossos automóveis . É encontrado em produtos de higiene pessoal, como pastas de dente, shampoos, sabonetes, entre outros. SLS Tecnicamente, é um surfactante, um reagente de ação superficial e tem propriedades emulsificantes.

Nomes alternativos

  • Steol-130, 230, 270, 330, 370 or 460
  • Stepanol
  • Alkyl Ether Sulfate
  • Sodium POE (2) Lauryl Ether Sulfate
  • Sodium Diethylene glycol Lauryl Ether Sulfate (SDGLES)
  • Sodium Lauryl Ether Sulfate (SLES)
  • Surfax EVE
  • ALKOPON
  • Innoless LE-70

Parabenos

São conservantes amplamente utilizados em produtos de higiene pessoal, como shampoos, condicionadores, géis de barbear, hidratantes, pastas de dente, sabonetes, protetores solares, entre outros e servem para aumentar a vida útil dos produtos. Estes conservantes de baixo custo são utilizados pelas suas propriedades antimicrobianas para prevenir o crescimento de fungos, bactérias e outros microorganismos em repouso. Estes são rapidamente absorvidos pelo corpo humano através da pele e dos intestinos.

OGM

Não usamos nenhum produto que seja OGM, como soja.

Aromas e fragâncias sintéticos

Não testamos em animais

Siga-nos

Campo de ervas aromáticas
Campo de papoilas
Campo de alfazemas
Campo de flores silvestres

Sustentabilidade & Ética

Quinta