Oliveira milenar
*Adote uma oliveira e receba este azeite virgem extra Português, diretamente do nosso olival.

Vencedor de mensão honrosa pelo ICNF Natural Awards (Instituto de Preservação da Natureza e das Florestas).

COM ESTA IDEIA, pretendemos divulgar e fazer um alerta para o que está a acontecer ao nosso património oleícola, em que olivais tradicionais e ancestrais, uma valiosa parte da nossa cultura e história de agricultura familiar, estão a ser substituídos, para dar lugar a olivais intensivos e super intensivos, de maior rendimento e produção, eles próprios ligados a uma agricultura de monocultura, geralmente com recurso a água, a herbicidas e pesticidas de síntese.

Uma das oliveiras que queremos proteger, é a Galega, uma espécie tipicamente portuguesa que, por apresentar algumas dificuldades – considerada pouco produtiva, com uma azeitona cuja colheita é mais trabalhosa, e difícil de pegar por estaca – tem vindo a ser substituída por outras variedades, não nacionais, mais rentáveis.

É prioritário manter as variedades locais

O alerta ganha uma força ainda maior, atualmente, dado o perigo da doença provocada pela bactéria Xylella fastidiosa, que está a alastrar por Itália, Espanha e até na zona norte de Portugal, e ataca, sobretudo, as árvores antigas, tendo destruído já milhares de exemplares centenários e milenares. O receio de que a doença se alastre por outras regiões da Europa, incluindo outras regiões de Portugal, começa a ser uma verdadeira ameaça sobretudo porque se pensa que uma das razões para o aparecimento desta doença foi a introdução de variedades provenientes de outros países.

Mão a segurar azeitonas

A nossa ideia

A Azeitona Verde quer mostrar que ao protegermos o nosso património oleícola, recuperando as oliveiras típicas portuguesas, neste caso, a Galega e a Cordovil, estamos a defender uma biodiversidade que pode estar em risco de extinção e as pequenas produções de agricultores, mas, também, a valorizar as tradições económicas e os conhecimentos artesanais.

Criámos, assim, uma ideia em tom descontraído e divertido, mas com uma mensagem forte:

Para cada árvore um personagem histórico, pois foi esta a maneira que encontrámos para mostrar a sua antiguidade.

Ao adotar uma das nossas oliveiras biológicas milenares, está a adoptá-la durante 1 ano, tornando-se membro da família, contribuindo assim para iniciativas sociais na comunidade local do Marvão e ações nacionais para a proteção e preservação dos olivais ancestrais.

É possível oferecer?

Claro! Este é um presente perfeito para quem gosta da natureza e dá valor à comida saudável.
Pode oferecer como presente de casamento ou até mesmo se for uma empresa que deseje ter uma oferta diferente para oferecer aos funcionários ou clientes.

O que recebo em troca?

Ao adotar uma das nossas oliveiras ancestrais, estará a apadrinhá-la durante 1 ano e receberá um kit de adoção que contém:

Saboreie um azeite premium, produzido a partir das árvores ancestrais da nossa quinta (não necessariamente da oliveira que adotar)

Cartão de identidade da sua oliveira

Certificado Programa Adote uma Oliveira

Postais

Livro “A Vida Virgem Extra”, onde mostramos todo o processo de como o nosso azeite chega à sua mesa, além de uma série de receitas simples para saborear o seu azeite.

Lápis da Azeitona Verde

Saco 100% algodão

e ainda uma surpresa para desfrutar com o seu azeite.

Nem todo o azeite é produzido de igual forma

Descubra porquêQuer saber mais?

Junte-se a nós para mostrarmos a importância cultural de manter estas árvores e olivais milenares vivos.

Oliveira milenar

Personalize a sua oliveira

Na nossa quinta temos muitas mais oliveiras ancestrais então porque não criar a sua e oferecer um presente cheio de simbolismo? Faça a sua própria história, poema ou um texto e nós tratamos do resto. Perfeito para quem quer comemorar uma data ou ocasião especial.

Siga-nos

Ramos de oliviera
Apanha da azeitona
Azeitona
Lagar