A natureza está no centro da sua vida e a paixão por ela levou Diana Bastos a criar dois projetos que ajudam a trazer a natureza para dentro das nossas casas. Venham conhecê-los.
Conteúdos
Diana Bastos
Eira
Erva Moura
Como fazer uma coroa natural de plantas e derivados de plantas
A designer
Numa busca por uma profissão ligada à estética, como arte do belo, fosse da natureza, da beleza ou dos fundamentos da arte, Diana Bastos, estudou Design de moda. Trabalhou em moda e lifestyle durante mais de uma década, e foi editora de moda da revista Máxima. Mas apesar da sua área principal de produção durante esses anos ter sido a moda, na verdade, a decoração, o lifestyle e as plantas sempre foram a sua paixão. Paixão que a inspirou a estudar Floral Design e paralelamente Herbalismo.
A sua abordagem a trabalhar as plantas de uma forma simples e natural como se a própria natureza tivesse criado os seus conceitos, faz com que o seu trabalho se destaque e cative clientes como o MAAT, Caudalie, Observador Lifestyle, Claus Porto, Sisley Paris, Magic Quiver, entre outros, e para os quais a estética está associada a ética e que sempre alinhados com os seus valores a ajudam a continuar a criar com consciência.
Eira
Com o conhecimento ganhou coragem e fundou a Eira, um estúdio de “botanical concepts” que trabalha com flores e plantas sustentáveis produzidas na quinta ou de recolha local para criar peças e eventos com conceitos originais.
Erva Moura
Trabalha a exploração da natureza e rituais naturais com a Erva Moura, um estúdio criativo e loja online ligados a rituais de bem-estar e eventos naturais.
Trazer a natureza para dentro de casa é importante e devia fazer parte do dia-a dia de todos.
Como fazer uma coroa natural de plantas e derivados de plantas
pela designer botânica Diana Bastos
Passo a passo
A base da coroa é feita com ramos de videira, ou outras plantas trepadeiras, como as glicínias que têm ramos maleáveis. Idealmente com um único ramo muito comprido, dê várias voltas e vá entrançando o ramo de modo a formar um aro grande. Se necessário, prenda as primeiras voltas com arame.
Para o enchimento, pode escolher diferentes tamanhos e cores de folhas, frutos, bagas e/ou flores. A ideia é criar contrastes harmoniosos, recriando as diferenças da natureza. Para esta coroa foi usado na sua maioria ramos de árvores que existem na Azeitona Verde como ramos de oliveira, alguns com azeitonas, azinheira, romãzeira, espinheiro, pelas bagas laranjas, folhas de videira e lagurus ovatus.
Materiais
Ramos para construir a base
Ramagens variadas
Bagas ou pequenos frutos
Folhas ou flores secas
Tesoura de poda
Fio de rafia
As ramagens são presas à base prendendo entre o entrançado da base ou utilizando pequenos pedaços de fio.
Vá sobrepondo pouco a pouco e de forma variada as várias especies que escolheu, até preencher 2/4 da coroa, e para criar um efeito assimétrico colocar mais ramagens de onde começou no sentido oposto, preenchendo 1/4 da coroa.
No final pode colocar mais apontamentos de pequenas bagas, folhas soltas com cores contrastantes ou flores secas.
Para prender a coroa na parede faça uma pequena argola em fio e prenda à coroa.