#CONNECTED with chef

João
Ricardo
Alves

Ver vídeo

João Ricardo Alves é chef de cozinha no restaurante Arkhe, onde alia paixão, técnica, estudo e criatividade a uma forte consciência ambiental. Com a junção destes elementos, propõe uma cozinha à base de vegetais inovadora e moderna.

Conteúdos

O chef

Restaurante Arkhe

Receita de Pesto de Avelã e Ervas

O chef

Com formação em cozinha clássica francesa, o seu percurso profissional levou-o a trabalhar em diferentes países como Suíça, França e Inglaterra. Durante os primeiros anos teve oportunidade de praticar em restaurantes de alta cozinha e dessa passagem ficou o conhecimento, a disciplina, o rigor e o amor pela profissão.

Foi quando estava a trabalhar em França num restaurante, tradicional e de alta cozinha, próximo a Haute-Loire que sua vida e forma de cozinhar começou a tomar uma nova direção. O restaurante era especializado em carnes e caça da região, onde os animais chegavam à cozinha pouco depois de serem abatidos e ali eram limpos e desossados. Ao fim de um tempo a fazer este trabalho começou a questionar o consumo de proteína animal. Apesar da oportunidade de trabalhar neste restaurante ter sido uma experiência que lhe trouxe uma grande base de cozinha francesa, técnica e conhecimento, o trabalho com a carne provocou um desconforto ético e moral. Era tempo de mudança e novos ares.

“Ao fim de um tempo… começou a questionar o consumo de proteína animal”

Decide avançar com uma experiência e eliminar durante um período a proteína animal da sua dieta, simultaneamente passa a estudar nutrição por conta própria.

Muda-se para Inglaterra e começa a trabalhar em restaurantes Vegetarianos. Durante esta altura tem o privilégio de trabalhar nos únicos restaurantes vegetarianos do Guia Michelin Europa: o Terre a Terre (Bib Gourmand) e o Joia (1 estrela) em Milão.

“viaja pela Ásia em busca de novas inspirações, cozinhas e culturas”

Após um período de mais de seis anos de trabalho na Europa, resolve tirar um ano sabático e viaja pela Ásia em busca de novas inspirações, cozinhas e culturas. Acaba por se tornar head chef do Hotel Fivelements em Bali, um dos pioneiros de alta cozinha vegetariana e vegan.

Em 2017 ruma a Lisboa em busca dos seus laços familiares antigos e durante a sua estadia inicia um projeto de jantares pop-up plantbased como forma de testar o mercado português. O público aderiu em força e com isso deu-se o inicio ao sonho de criar o seu próprio espaço e assim nasce o restaurante Arkhe.

Restaurante Arkhe

Arkhe é primeiro restaurante plantbased em Lisboa que, num ambiente descontraído, trabalha vegetais e frutas com um toque de fine dining.

A conjugação de sabores que sai dos pratos no Arkhe é uma experiência que vale a pena ter e leva-nos a ter outro olhar sobre o que se consegue fazer com as plantas. Para a conjugação ser perfeita os pratos são acompanhados por uma criteriosa seleção de vinhos feita pelo Maitre / Sommelier Alejandro Chavarro, agora sócio do Arkhe.

s. arkhe.pt

m. Rua Boqueirão do Duro 46, Lisboa

t. (351) 211 395 258

e. reservas@arkhe.pt

Receita de Pesto de Avelã e Ervas

pelo chef João Ricardo Alves

Ingredientes

400 g de avelã (tostada e sem pele)

300 g de espinafres

100 g de manjericão

50 g de salsa

100 g de rúcula

200 ml de azeite biológico Azeitona Verde Edição Premium

20 ml de sumo de limão

1 dente de alho

Pimenta preta (a gosto)

Sal (a gosto)

Preparação

Levar uma panela com água e 1 colher de sobremesa de sal, a ferver. Assim que estiver a ferver branquear os espinafres, deixar por 2 minutos. Retirar e colocar imediatamente numa tigela com água fria com pedras de gelo.

Retirar os espinafres e espremer para sair todo o excesso de água, reserve.

Amassar o dente de alho até virar uma pasta, reserve.

Num processador de alimentos bater as avelãs, reserve.

Adicionar ao processador de alimentos os espinafres, o manjericão, a salsa, a rúcula, o alho e o sumo de limão. Bater tudo e adicionar o azeite.

Quando a mistura estiver homogénea, adicionar a avelã e sal e pimenta a gosto.

Cobrir com uma camada de azeite e levar ao frigorífico por até 4 dias.

#CONNECTED with chef

Juliana
Penteado

ver agora

Siga-nos

Plantas secas