Numa das suas últimas viagens passou por Copenhaga, onde um dos pontos altos foi a descoberta de um jardim/horta urbana num telhado de um prédio onde serviam refeições feitas com os produtos que produziam.
Claro que mal chegou não parou de falar deste projecto tão inovador, mas sobretudo desta refeição maravilhosa que tinha lá comido, umas batatas com couve, cenouras e molho hollandaise que eram divinas.
Nesta altura devem estar a pensar: ok, como é que batatas, cenouras e couves podem ser divinais? Até posso concordar convosco mas tenho que confessar que esta rapariga tem um paladar bastante apurado e como não parava de falar…, comecei a ficar curiosa e a pensar que tinha que tentar recriar esta receita e esta conjugação de sabores.
Ora bem, este ano batatas é o que não falta na nossa Quinta Azeitona Verde, e nós como bons portugueses que somos gostamos de batatas, (apesar delas só se terem tornado populares entre nós no sec.XIX – antes por cá comia-se nabos ou castanhas) e a juntar a isto estamos na época de couves! Como não há coincidências estava na altura de ir para a cozinha criar novos sabores…
Esta receita é inspirada nos relatos dela. Para a tornar mais portuguesa além das folhas utilizei também as espigas das nossas couves Galega (há muitas variedades de couves mas em latim o seu nome oficial é Brassica Oleracea) que adoro, pois têm um travo ligeiramente adocicado. Espero que gostem, eu não consegui parar de comer tal foi a combinação inesperada de texturas e paladares que descobri!
Ingredientes para 2 pessoas
Molho Hollandaise
Preparação
- Pré aqueça o forno a 180º.
- Prepare o molho hollandaise (esta receita é do nosso livro “Brunch: + de 150 receitas para manhãs perfeitas”)
- Clarifique a manteiga: leve a manteiga a aquecer numa caçarola, em lume brando. Quando esta começar a derreter, vá retirando a espuma branca que se vai formando.
- Numa batedeira, misture as gemas de ovo, o vinagre e a água, o sal e a pimenta. Com a máquina a trabalhar, junte a manteiga quente, em fio e lentamente, e bata até o preparado ficar cremoso e amanteigado. Conserve num local quente até servir.
- Num tabuleiro de ir ao forno coloque as batatas e cenouras, regue com 6 colheres de azeite biológico Azeitona Verde, e tempere com sal grosso a gosto. Leve ao forno até estarem cozidas e ganharem uma bonita cor dourada.
- Assim que estiverem assadas retire as cenouras, corte-as em palitos e coloque de novo no tabuleiro com as batatas. Reserve.
- Leve uma panela com água ao lume, assim que começar a ferver coloque as folhas e espigas de couve, deixe cozer durante 3 minutos. Retire de seguida passando imediatamente por água fria. Deixe escorrer as folhas e as espigas sobre papel absorvente para ficarem sem água.
- Numa frigideira coloque o restante azeite e as rodelas de alho e leve ao lume até o alho estar ligeiramente dourado, retire o alho e junte as folhas e espigas de couve, salteie e adicione raspa de limão a gosto. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire do lume e reserve.
- Leve as avelãs a tostar numa frigideira, assim que estiverem douradas retire. Coloque sobre papel absorvente e esfregue suavemente para retirar a pele castanha das avelãs. Corte as avelãs em pedaços.
- Nos pratos onde vai servir coloque ao centro as folhas e espigas de couve, por cima as batatas e as cenouras assadas. Regue com o molho hollandaise, salpique com as avelãs, os pedaços de chocolate preto e as groselhas. Sirva imediatamente.