Tarte de iogurte e romã (versão decadente)
Ingredientes para duas tartes com 12 cm de diâmetro
Base
Cobertura
Calda
Final
Preparação
Para a base triture as bolachas num processador. Numa tigela misture a bolacha triturada com a manteiga derretida e envolva bem. Forre o fundo das duas formas de tarte com a mistura da base, com uma espessura de mais ou menos 2 cm. Calque e leve ao congelador.
Enquanto isso descasque uma romã, e retire todas as sementes, reserve. Use outra romã para o sumo, para o fazer descasque apenas a parte de cima da romã e pressione as sementes para baixo de maneira a que o sumo vá saindo para uma tigela, no final passe por um passador de rede e reserve.
Retire as formas e adicione o iogurte a ambas as formas. Leve novamente ao congelador, enquanto prepara a calda.
Leve ao lume a água e o açúcar até ao açúcar se dissolver e formar uma calda amarela. Adicione o sumo da romã e deixe reduzir durante oito minutos ou até ponto estrada (saiba aqui). Deixe arrefecer durante uns 5 minutos.
Retire as formas do congelador, tire as tartes das formas e coloque no prato onde vai servir, adicione as sementes e regue com calda da romã, para finalizar coloque raspas de chocolate preto por cima. Sirva imediatamente. Se não vai servir imediatamente, sugerimos que só monte a sobremesa na hora e enquanto isso deixe estar as formas no frigorífico.