A nossa vida no Campo Magazine

Batatas com molho hollandaise

Não consegui parar de comer tal foi a combinação inesperada de texturas e paladares que descobri!
A Sara (a minha cria mais antiga), está sempre a saltitar de um lado para o outro, ora anda a conhecer chefs, novos projectos de agricultura sustentável ou novas tendências de como produzir Boa comida, na sua verdadeira essência da palavra…

Numa das suas últimas viagens passou por Copenhaga, onde um dos pontos altos foi a descoberta de um jardim/horta urbana num telhado de um prédio onde serviam refeições feitas com os produtos que produziam.

Claro que mal chegou não parou de falar deste projecto tão inovador, mas sobretudo desta refeição maravilhosa que tinha lá comido, umas batatas com couve, cenouras e molho hollandaise que eram divinas.

Nesta altura devem estar a pensar: ok, como é que batatas, cenouras e couves podem ser divinais? Até posso concordar convosco mas tenho que confessar que esta rapariga tem um paladar bastante apurado e como não parava de falar…, comecei a ficar curiosa e a pensar que tinha que tentar recriar esta receita e esta conjugação de sabores.

Ora bem, este ano batatas é o que não falta na nossa Quinta Azeitona Verde, e nós como bons portugueses que somos gostamos de batatas, (apesar delas só se terem tornado populares entre nós no sec.XIX – antes por cá comia-se nabos ou castanhas) e a juntar a isto estamos na época de couves! Como não há coincidências estava na altura de ir para a cozinha criar novos sabores…

Esta receita é inspirada nos relatos dela. Para a tornar mais portuguesa além das folhas utilizei também as espigas das nossas couves Galega (há muitas variedades de couves mas em latim o seu nome oficial é Brassica Oleracea) que adoro, pois têm um travo ligeiramente adocicado. Espero que gostem, eu não consegui parar de comer tal foi a combinação inesperada de texturas e paladares que descobri!

Ingredientes para 2 pessoas

2 cenouras pequeninas biológicas, com pele
8 batatinhas biológicas lavadas, com pele
8 colheres de sopa de azeite biológico Azeitona Verde
12 folhas de couve galega (utilizar só as mais pequenas)
ramos das espigas de couve (a gosto)
6 avelãs descascadas
raspa de limão (a gosto)
1 dente de alho às rodelas
2 ramos de groselhas (a gosto)
2 colheres de chá de pedaços pequenos de chocolate preto 70%
sal grosso e pimenta preta moída na altura a gosto

Molho Hollandaise

4 gemas de ovo
175 g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de vinagre de estragão
sal e pimenta a gosto

Preparação

  1. Pré aqueça o forno a 180º.
  2. Prepare o molho hollandaise (esta receita é do nosso livro “Brunch: + de 150 receitas para manhãs perfeitas”)
  3. Clarifique a manteiga: leve a manteiga a aquecer numa caçarola, em lume brando. Quando esta começar a derreter, vá retirando a espuma branca que se vai formando.
  4. Numa batedeira, misture as gemas de ovo, o vinagre e a água, o sal e a pimenta. Com a máquina a trabalhar, junte a manteiga quente, em fio e lentamente, e bata até o preparado ficar cremoso e amanteigado. Conserve num local quente até servir.
  5. Num tabuleiro de ir ao forno coloque as batatas e cenouras, regue com 6 colheres de azeite biológico Azeitona Verde, e tempere com sal grosso a gosto. Leve ao forno até estarem cozidas e ganharem uma bonita cor dourada.
  6. Assim que estiverem assadas retire as cenouras, corte-as em palitos e coloque de novo no tabuleiro com as batatas. Reserve.
  7. Leve uma panela com água ao lume, assim que começar a ferver coloque as folhas e espigas de couve, deixe cozer durante 3 minutos. Retire de seguida passando imediatamente por água fria. Deixe escorrer as folhas e as espigas sobre papel absorvente para ficarem sem água.
  8. Numa frigideira coloque o restante azeite e as rodelas de alho e leve ao lume até o alho estar ligeiramente dourado, retire o alho e junte as folhas e espigas de couve, salteie e adicione raspa de limão a gosto. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire do lume e reserve.
  9. Leve as avelãs a tostar numa frigideira, assim que estiverem douradas retire. Coloque sobre papel absorvente e esfregue suavemente para retirar a pele castanha das avelãs. Corte as avelãs em pedaços.
  10. Nos pratos onde vai servir coloque ao centro as folhas e espigas de couve, por cima as batatas e as cenouras assadas. Regue com o molho hollandaise, salpique com as avelãs, os pedaços de chocolate preto e as groselhas. Sirva imediatamente.

Outros artigos

Bolo de curgete e azeite

Bolo de curgete e azeite

Delicioso, e é feito com um ingrediente inesperado que talvez alguns de vocês torçam os narizes, mas confiem que é mesmo bom!

Chá de maçã e canela

Chá de maçã e canela

Nestes dias em que o frio se faz sentir, nada melhor do que nos aquecermos com uma boa chávena de chá. Então quando fazemos um caseiro com produtos nossos, ainda sabe melhor!

Sobremesas com Romã

Sobremesas com Romã

Como não faltam Romãs nesta época no fim-de-semana passado divertimo-nos a inventar sobremesas com ela.

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Como congelar ervas aromáticas em azeite

Quando sobram ervas frescas, esta é uma boa forma de as aproveitar e mesmo de as conservas, quando estão no auge do seu sabor, para guisados, molhos e estufados de inverno.

Laranjas praliné

Laranjas praliné

Das laranjeiras que temos na quinta, existe uma bem velhinha que é o nosso “Ai, Jesus”. Gostámos tanto dela e temos tanto respeito pela sua antiguidade que a mimamos como quem mima uma avó ou uma bisavó, pois sendo senhora de certa idade e que já assistiu a muita história, merece todo a nossa veneração.

Salada de beterraba e queijo de cabra

Salada de beterraba e queijo de cabra

Agora que o Verão chegou nada melhor que ter sempre à mão receitas leves e frescas para levarmos seja para a praia, campo ou nos passeios que fazemos a descobrir as cidades e vilas.

Sumo de dióspiro e laranja

Sumo de dióspiro e laranja

Agora que o frio chegou e que a nossa horta está adormecida, à espera do tempo mais quente, temos as laranjas que nos alegram com a sua bonita cor e com um cheiro incrível, a fazer lembrar os dias de infância, enquanto os últimos dióspiros se despedem, até ao próximo Outono.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos