Fazer infusões de frutas e ervas em “spirits” é simples e fácil, e dá uma graça especial aos cocktails que se fazem em casa, e sem com isto dizer que temos que nos tornar barman do ano! Esta é apenas uma boa ideia para quem gosta de uns “drinks” ou para quando se tem convidados.
Nós experimentámos três combinações diferentes:
Aqui ficam umas dicas
Citrinos, Gengibre e ervas frescas são infusões bastante rápidas de fazer, por regra demoram 1 a 3 dias até estarem prontas. Frutas, como morangos, romãs e amoras já são um bocadinho mais demoradas de preparar e pode levar entre 3 a 6 dias, mas as que demoram realmente mais tempo são as infusões de especiarias secas como o “cardomomo” ou a pimenta, essas podem levar 8 a 14 dias até estarem no ponto.
As medidas são mais ou menos estas, é que fizemos um bocadinho a olho
No caso do gengibre convém retirar a pele e cortar fininho, se utilizarem a vagem de baunilha tem que se cortar esta ao meio, com as malaguetas tem que se tirar as sementes e as especiarias têm que ser esmagadas com uma faca ou num almofariz.
Depois destas preparações é só pensar nas misturas que se quer fazer, colocar num pote ou garrafa, mexer e deixar o tempo necessário longe de luz directa e do frio. Convém dar um shake-shake todos os dias e ir provando para ver se está a gosto. Assim que estiver pronto é preciso filtrar e guardar, e depois é só deixar a imaginação rolar e brincar de fazer bebidas!