A nossa vida no Campo Magazine

Receita de Cogumelos selvagens

Aqui na zona, existem cogumelos selvagens comestíveis, conhecidos por "tortulhos". Fomos conhecê-los.

O Outono, que já lá vai, é talvez uma das minhas estações favoritas para dar passeios e caminhadas no campo.

Os tons quentes da paisagem, a fartura dos frutos da época, tornam cada passeio em pequenas aventuras de cor e de sabor.

Esta é também a época dos cogumelos selvagens, algo bastante sedutor de se encontrar em qualquer passeio. Mas que impõe algum respeito e conhecimento quando queremos trazê-los para casa e para a nossa cozinha, pois é um mundo que se deve conhecer bem antes de nos aventuramos, não vão as coisas correrem mal…

Aqui na zona, existem cogumelos selvagens comestíveis, conhecidos por “tortulhos”. No início da minha vida no campo, e porque são muito bonitos, ficava admirá-los à distância e nem lhes tocava, sabia bem das implicações dos cogumelos e não queria arriscar. Um dos grandes “senão” dos cogumelos selvagens são as variedades que visualmente são muito semelhantes mas em que uma ligeira diferença tem toda importância, pois faz com que uns possam comer-se sem consequências, enquanto outros são tóxicos, com efeitos secundários graves.

Como sou curiosa e gostava de saber um pouco mais, fui ter com a minha vizinha mais querida, a Ti Cesaltina – a quem os muitos e muitos anos passados no campo e em contacto com a natureza transformaram numa verdadeira enciclopédia de conhecimento campestre – para me explicar quais eram os tortulhos e aprender a identificá-los. E o espanto foi ouvi-la ensinar-me uma pequena lengalenga, que começa assim:

Tem colarinho de rei, mas rei não é.
Tem folhas de livro, mas livro não é.
Tem coroa de padre, mas padre não é.
O que é?

Com estes três sinais consegue-se distinguir os tortulhos e trazê-los para casa com toda a segurança.

Esta variedade não é rica em sabor como os seus primos boletus edulis, mas tem sempre a sua graça trazer um ou dois para casa, sim, e só mesmo um ou dois, porque quando passeamos no campo temos que perder aquela mania de querer muito e de ficar com tudo para nós, há que pensar que é bom para os outros terem também a oportunidade de aproveitar o que a natureza nos oferece. Por isso, gosto de apanhar o mínimo e se não tenciono comer naquele dia, arranjo e congelo à espera de um dia em que a inspiração me leve a fazer uma receita que traga o sabor da natureza para a mesa.

Ingredientes para 4 pessoas

750 g de batatas “puré/fritar” descascadas
150 g de manteiga
50 ml de leite
50 ml de natas
75 g de tortulhos (podem usar também cogumelos mini Portobello) cortados em pequeninos cubos
1 e ½ colher de sopa de azeite de trufa
Sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.

Preparação

1. Leve as batatas a cozer em água fria, temperada com sal, durante 20 minutos ou até estarem suaves. Pode espetar um garfo para ver a consistência.

2. Enquanto as batatas cozem, prepare os cogumelos. Leve uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de manteiga e quando estiver bem quente adicione os cogumelos. Deixe fritar bem até ficarem crocantes. Retire, escorra sobre papel de cozinha e reserve.

3. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e passe-as imediatamente pelo passe-vite ou por um espremedor de batatas.

4. Já com as batatas em puré, mas ainda quente, adicione a manteiga e misture bem. Junte o leite previamente misturado com as natas e envolva suavemente para não perder a consistência.

5. Tempere com sal e uma pitada de noz-moscada, coloque numa taça para ir à mesa, disponha por cima os cogumelos crocantes e, em seguida, junte em fio o azeite de trufa. Salpique com um pouco de sal grosso e sirva imediatamente.

A nossa dica:
Pode ser servido com dip para petiscar antes das refeições ou como acompanhamento perfeito para assados de carne.

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos