A nossa vida no Campo Magazine

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal. No entanto, além de darem um toque especial a qualquer prato não podemos deixar passar a sua importância na saúde, sendo uma das formas mais naturais e saudáveis de prevenir doenças.

Coentros

Os coentros podem ser consumidos frescos ou secos e tanto suas as folhas como as sementes. Pode ser utilizado em saladas, arroz, guisados, sopas, molhos, peixe, marisco ou pratos com sabores mais exóticos. Esta erva é um forte tranquilizante para as dores de estômago e na redução do colesterol do sangue.

Oregãos

Frescos ou secos, são muito utilizados em pizzas ou para temperar legumes crus ou assados, conservas, molhos e carnes como a vitela, cabrito e aves.Com propriedades antioxidantes na sua composição, são ideais no combate de inflamações e problemas de estômago.

Hortelã

Sendo uma das ervas mais antigas a ser utilizada na cozinha, devido ao seu aroma a mentol fornece uma frescura a legumes cozidos, molhos, gelados, geleias, saladas de frutas, compotas, sumos e chás. Também devido ao seu cheiro, a hortelã alivia náuseas, ardor no estômago e ajuda na desobstrução das vias respiratórias e a refrescar o hálito.

Salsa

Possivelmente a erva aromática mais conhecida na cozinha portuguesa. Para utilizar o seu sabor a 100%, deve ser consumida sempre fresca em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletes, saladas, sumos e massas. Retenção de água no organismo, pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais são apenas alguns problemas de saúde que podem ser tratados através da utilização desta erva.

Alecrim

Com um sabor intenso e inconfundível, o alecrim é excelente para temperar carnes, batatas assadas, marinadas e molhos, além de combinar com pratos de marisco, grelhados, carne, peixe, legumes e saladas. O óleo de alecrim é utilizado para problemas do sistema respiratório (constipações, febre, tosse, asma, bronquite), sistema muscular (dores, tensão, entorse, contusões) e funciona também para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e combater o envelhecimento.

Tomilho

Com um sabor delicioso, principalmente quando é consumido fresco, é ideal para carnes, batatas, saladas, legumes, pratos com tomate, carne, peixe, chás, sumos e refrescos. É considerada um antibiótico natural, uma vez que diminui a tosse, combate a dor de garganta e o aparecimento de uma bronquite.

Manjericão

Conhecido pelo sabor forte e intenso, é perfeito para acompanhar tomate cru, saladas, molhos, sumos e xaropes. Com as vitaminas A, B, C, E e K na sua composição, previne gripes, problemas de pele, dores de cabeça, aumenta a memória e acalma o sistema digestivo.

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos