A nossa vida no Campo Magazine

6 coisas que precisam de saber se vão começar a comprar ou consumir produtos biológicos

Se foi este ano que tomaram a decisão de começar a consumir produtos biológicos aqui ficam algumas sugestões do que precisam de saber.

O que é ser biológico?

Um produto só é biológico, se for livre de substâncias químicas como herbicidas, pesticidas e adubos de síntese e certificado por uma das onze entidades competentes que existem, podem consultar em DGADR .

Qual a sua origem?

A única diferença é ser proveniente da agricultura feita em modo biológico, desenvolvida em solos limpos, livre de pesticidas e adubos artificiais, respeitando as boas práticas agrícolas e rejeitando sementes transgénicas. Para sua garantia, a produção e comercialização é supervisionada pelos organismos de controlo, que realizam testes, quer nas explorações agrícolas, quer no mercado.

Quem está autorizado a vender biológico como frutas, legumes, mercearias ou granel?

Comprar com confiança, só em estabelecimentos detentores de licença, emitida pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Se houver produtos a granel, estes têm de estar acompanhados do certificado do organismo de controle, se não estiver visível peça.

Como saber se é biológico e certificado?

Nos produtos embalados, procure o logotipo de identificação, cuja cor de fundo pode ser verde, branca ou preta, e que inclui a sigla do país de origem e o código da entidade certificadora, se for nacional. Em Portugal existem 11 entidades certificadoras que vão do numero 1 até ao numero 11.

Onde comprar?

Num tempo em que tanto se “divide para reinar”, a alimentação não escapa aos interesses comerciais, que se atravessam no horizonte da produção sã e consciente, sem cerimónias. Nem tudo o que se vende é de confiança, mas nem tudo o que se diz nos media é verdade. Há que escolher o lugar certo para adquirir biológicos ou comprar aos produtores. Consultem os mercados Agrobio e pontos de venda no Guia do Consumidor e experimentem ir ao “Dia Aberto”, organizado pela Associação nas últimas 5ªs feiras de cada mês.

Onde comer?

Pois aqui é que a coisa se complica quando abundam restaurantes que se colam ao biológico e que depois afinal de produtos biológicos não têm nada e acabam por fazer as compras nas grandes superfícies de abastecimento como qualquer restaurante normal. Aqui como em tudo vale a pena ser um consumidor informado e se está a pagar por uma comida que pensa que é biológica então veja se esta é realmente verdadeira. Em Portugal a certificação aos restaurantes é feita por uma das onze entidades certificadoras a Certilplanet, os restaurantes certificados devem ter em exposição o certificado (atenção que em restauração não é utilizado o símbolo que é usado nos produtos biológicos), esta certificação pode ter diferentes níveis de classificação consoante se o restaurante utiliza todos os produtos biológicos, ou só alguns. Infelizmente para nós em Portugal são muito poucos quase nenhuns os restaurantes biológicos, por exemplo na zona da Grande Lisboa só existe apenas um mas para nossa sorte este tem a classificação máxima ou seja quem o visita tem a garantia que é tudo biológico chama-se The Crú e fica em Oeiras.

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos