A nossa vida no Campo Magazine

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Na verdade, todos nós podemos ter esse prazer sem ser preciso ter um espaço, por exemplo que tem uma marquise pode plantar tomate cereja, morangueiros bravos ou ervas aromáticas, como salsa, hortelã, tomilho, cebolinho, entre tantas outras, em floreiras, penduradas numa parede onde recebam luz solar directa. Mas mesmo para quem não tem nem essa alternativa também é possível colher e preparar uma receita… tudo feito por nós!

Quem tem filhos já passou por aquela experiência de fazer crescer um pé de feijão, lembram-se o fácil que é. Pois hoje em dia, uma das novidades na cozinha são as saladas com rebentos de feijão, grão, ou lentilhas, que além de super saudáveis, pois as suas sementes constituem uma fonte poderosa e concentrada de vitaminas e nutrientes, dão-nos o privilégio de as podermos fazer crescer em qualquer lugar e sem terra…

Para germinar

  1. Num frasco grande de 500 ml, encham até 1/4 com grão-de-bico seco biológico (ou feijão, ervilhas, lentilhas… sempre de origem biológica).
  2. Cubram o grão-de-bico com o dobro do volume de água e selem o frasco com um pano fino, como musseline, ou de algodão, preso com um elástico ou cordel. Deixem repousar durante 24 horas.
  3. Depois de 24 horas, sem retirar o pano, escorram a água.
  4. Preparem um tabuleiro onde pousar o frasco, deitado e em posição inclinada. Na parte da abertura do frasco, coloquem 6 guardanapos de papel dobrados ao meio para absorver a água que ainda resta, e na parte de trás, coloquem um pano dobrado de modo a mantê-lo inclinado (para eliminar a água).
  5. Coloquem o tabuleiro num lugar escuro e sem luz solar.
  6. Deixem passar 36 horas para os rebentos germinarem e ganharem os talos – estes devem crescer 2 a 3 vezes o tamanho do grão (feijão ou lentilha), pois ficam mais saborosos. Depois é só adicionar às vossas saladas favoritas.

Para se germinar também é possível optar pelo método de tabuleiro, mas isto fica para outro dia…

Neste artigo

Livro Da Horta Para a Mesa

26,50

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos