Na verdade, todos nós podemos ter esse prazer sem ser preciso ter um espaço, por exemplo que tem uma marquise pode plantar tomate cereja, morangueiros bravos ou ervas aromáticas, como salsa, hortelã, tomilho, cebolinho, entre tantas outras, em floreiras, penduradas numa parede onde recebam luz solar directa. Mas mesmo para quem não tem nem essa alternativa também é possível colher e preparar uma receita… tudo feito por nós!
Quem tem filhos já passou por aquela experiência de fazer crescer um pé de feijão, lembram-se o fácil que é. Pois hoje em dia, uma das novidades na cozinha são as saladas com rebentos de feijão, grão, ou lentilhas, que além de super saudáveis, pois as suas sementes constituem uma fonte poderosa e concentrada de vitaminas e nutrientes, dão-nos o privilégio de as podermos fazer crescer em qualquer lugar e sem terra…
Para germinar
- Num frasco grande de 500 ml, encham até 1/4 com grão-de-bico seco biológico (ou feijão, ervilhas, lentilhas… sempre de origem biológica).
- Cubram o grão-de-bico com o dobro do volume de água e selem o frasco com um pano fino, como musseline, ou de algodão, preso com um elástico ou cordel. Deixem repousar durante 24 horas.
- Depois de 24 horas, sem retirar o pano, escorram a água.
- Preparem um tabuleiro onde pousar o frasco, deitado e em posição inclinada. Na parte da abertura do frasco, coloquem 6 guardanapos de papel dobrados ao meio para absorver a água que ainda resta, e na parte de trás, coloquem um pano dobrado de modo a mantê-lo inclinado (para eliminar a água).
- Coloquem o tabuleiro num lugar escuro e sem luz solar.
- Deixem passar 36 horas para os rebentos germinarem e ganharem os talos – estes devem crescer 2 a 3 vezes o tamanho do grão (feijão ou lentilha), pois ficam mais saborosos. Depois é só adicionar às vossas saladas favoritas.
Para se germinar também é possível optar pelo método de tabuleiro, mas isto fica para outro dia…
Neste artigo
Livro Da Horta Para a Mesa
€26,50