A nossa vida no Campo Magazine

Como fazer infusões de ervas

Depois da nossa aventura com as diospdkas chega agora a vez das infusões de ervas.
Sempre que amigos vêm visitar-nos gostamos de os surpreender com alguma coisa feita por nós, pode ser uma receita nova, um arranjo de flores, um canteiro novo ou uma planta impossível de ter que por acaso conseguimos que crescesse na nossa quinta. Temos esta tendência para andarmos sempre a inventar e agora a nossa nova mania é experimentar bebidas diferentes, ok isto não quer dizer que estamos a desenvolver hábitos “estranhos”, é só mesmo esta maravilhosa descoberta deste incrível poder da magia do que se pode fazer em casa!

Fazer infusões de frutas e ervas em “spirits” é simples e fácil, e dá uma graça especial aos cocktails que se fazem em casa, e sem com isto dizer que temos que nos tornar barman do ano! Esta é apenas uma boa ideia para quem gosta de uns “drinks” ou para quando se tem convidados.

Nós experimentámos três combinações diferentes:

Vodka com Romã
Gin com cardomomo
Rum com tangerina e gengibre

Aqui ficam umas dicas

Citrinos, Gengibre e ervas frescas são infusões bastante rápidas de fazer, por regra demoram 1 a 3 dias até estarem prontas. Frutas, como morangos, romãs e amoras já são um bocadinho mais demoradas de preparar e pode levar entre 3 a 6 dias, mas as que demoram realmente mais tempo são as infusões de especiarias secas como o “cardomomo” ou a pimenta, essas podem levar 8 a 14 dias até estarem no ponto.

Como era a primeira vez decidimos fazer pouquíssima quantidade, afinal nada como pensar pequeno quando estamos a fazer experiências. Apenas uma chamada de atenção se querem que o vosso produto final seja de qualidade optem por usar bons ingredientes neste caso usem bons destilados sejam eles rum, vodka, gin ou a nossa castiça aguardente.

As medidas são mais ou menos estas, é que fizemos um bocadinho a olho

1 medida de destilados para 1 medida de frutas (excluindo citrinos)
2 medidas de destilados para 1 medida de citrinos ou gengibre ou ervas frescas ou malaguetas
3 medidas de destilados para 1 medida de especiarias secas
Os citrinos devem ser cortados finos ou só usar a casca tendo o cuidado de retirar a parte branca que pode dar um ligeiro sabor amargo às infusões, as ervas aromáticas devem ser usadas inteiras, já as frutas de casca grossa (ananás, romã, manga,…)é preciso descascar, tirar sementes e cortar grosseiramente. Frutas com casca fina não é preciso descascar mas tem que se tirar as sementes e cortar também.

No caso do gengibre convém retirar a pele e cortar fininho, se utilizarem a vagem de baunilha tem que se cortar esta ao meio, com as malaguetas tem que se tirar as sementes e as especiarias têm que ser esmagadas com uma faca ou num almofariz.

Depois destas preparações é só pensar nas misturas que se quer fazer, colocar num pote ou garrafa, mexer e deixar o tempo necessário longe de luz directa e do frio. Convém dar um shake-shake todos os dias e ir provando para ver se está a gosto. Assim que estiver pronto é preciso filtrar e guardar, e depois é só deixar a imaginação rolar e brincar de fazer bebidas!

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

O futuro é a agroecologia

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos