Tomate
Extrair a polpa do tomate (maduro) que contém as sementes (o restante tomate pode aproveitar-se para molhos ou ketchups, ou até mesmo congelar para utilizar mais tarde) para uma tigela, de seguida deitar sobre papel de cozinha absorvente ou tiras de pano seco limpo, (estas tiras são óptimas para guardar nos envelopes).
Deixar secar, num local seco e abrigado durante umas semanas até se ter a certeza que estão completamente secas, nessa altura guardar num envelope de papel num lugar fresco, seco e que não esteja exposto à luz.
Pimentos e beringelas
Retirar a semente do fruto maduro e deixar secar num local fresco e arejado durante 3 semanas e depois guardar em envelopes de papel.
Abóbora, melão, pepino e curgetes
Dos frutos maduros retirar as sementes colocar sobre papel absorvente e deixar secar e guardar em envelopes de papel ou numa lata.
Feijão, favas e ervilhas
Deixar secar as vagens e retirar os frutos secos armazenar num local fresco e arejado.
Alface, alho francês, coentros, manjericão, cebolinho, couves, funcho, cravos-da-Índia e cebolas
Deixar crescer até espigarem, darem flor e secarem ligeiramente, nessa altura colher os ramos e colocar em tabuleiros ou em cestos num local abrigado e sem vento, para acabarem de secar. Quando estão prontos para libertarem a semente, pegar nos ramos e sacudi-los para dentro de um saco de plástico, podendo ser guardados neles num local seco e com pouca luz.
Para plantas como as batatas, são as próprias batatas quando começam a dar pequenos rebentos que servem para serem plantadas de novo.
O grande segredo para correr tudo bem é simples basta secar bem as sementes antes de guardar e que estas venham de plantas saudáveis e frutos maduros.