Presépio sim, musgo não!
Não acham que é tão melhor deixá-lo ficar onde está? Nós acreditamos que sim!
A nossa vida no Campo Magazine
Não acham que é tão melhor deixá-lo ficar onde está? Nós acreditamos que sim!
Depois da nossa aventura com as diospdkas chega agora a vez das infusões de ervas.
Aqui na zona, existem cogumelos selvagens comestíveis, conhecidos por “tortulhos”. Fomos conhecê-los.
Perceba os estragos causados pelos olivais intensivos e super intensivos.
Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.
Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.
O solo é um sistema complexo e tem um papel importantíssimo no equilíbrio da vida no nosso Planeta.
Se foi este ano que tomaram a decisão de começar a consumir produtos biológicos aqui ficam algumas sugestões do que precisam de saber.
Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.
Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…
Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.
Com uma semana com muita chuva, esta foi a altura perfeita para começar a pensar na horta do próximo Verão.
Os chás podem ser feitos com folhas frescas, mas para melhor aproveitar o que a horta nos dá o melhor é secar para se poder desfrutar e beber o chá durante o Outono e o Inverno.
Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.
Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.
A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:
Com pequenas mudanças nos nossos hábitos diários, estamos a participar na preservação da natureza e a poupar os recursos do Planeta.
Cada vez mais, ter uma alimentação saudável passa não só pela quantidade, o tipo de comida que comemos, mas também pela sua origem.
O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.