Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal. No entanto, além de darem um toque especial a qualquer prato não podemos deixar passar a sua importância na saúde, sendo uma das formas mais naturais e saudáveis de prevenir doenças.
Coentros
Os coentros podem ser consumidos frescos ou secos e tanto suas as folhas como as sementes. Pode ser utilizado em saladas, arroz, guisados, sopas, molhos, peixe, marisco ou pratos com sabores mais exóticos. Esta erva é um forte tranquilizante para as dores de estômago e na redução do colesterol do sangue.
Oregãos
Frescos ou secos, são muito utilizados em pizzas ou para temperar legumes crus ou assados, conservas, molhos e carnes como a vitela, cabrito e aves.Com propriedades antioxidantes na sua composição, são ideais no combate de inflamações e problemas de estômago.
Hortelã
Sendo uma das ervas mais antigas a ser utilizada na cozinha, devido ao seu aroma a mentol fornece uma frescura a legumes cozidos, molhos, gelados, geleias, saladas de frutas, compotas, sumos e chás. Também devido ao seu cheiro, a hortelã alivia náuseas, ardor no estômago e ajuda na desobstrução das vias respiratórias e a refrescar o hálito.
Salsa
Possivelmente a erva aromática mais conhecida na cozinha portuguesa. Para utilizar o seu sabor a 100%, deve ser consumida sempre fresca em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletes, saladas, sumos e massas. Retenção de água no organismo, pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais são apenas alguns problemas de saúde que podem ser tratados através da utilização desta erva.
Alecrim
Com um sabor intenso e inconfundível, o alecrim é excelente para temperar carnes, batatas assadas, marinadas e molhos, além de combinar com pratos de marisco, grelhados, carne, peixe, legumes e saladas. O óleo de alecrim é utilizado para problemas do sistema respiratório (constipações, febre, tosse, asma, bronquite), sistema muscular (dores, tensão, entorse, contusões) e funciona também para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e combater o envelhecimento.
Tomilho
Com um sabor delicioso, principalmente quando é consumido fresco, é ideal para carnes, batatas, saladas, legumes, pratos com tomate, carne, peixe, chás, sumos e refrescos. É considerada um antibiótico natural, uma vez que diminui a tosse, combate a dor de garganta e o aparecimento de uma bronquite.
Manjericão
Conhecido pelo sabor forte e intenso, é perfeito para acompanhar tomate cru, saladas, molhos, sumos e xaropes. Com as vitaminas A, B, C, E e K na sua composição, previne gripes, problemas de pele, dores de cabeça, aumenta a memória e acalma o sistema digestivo.