A nossa vida no Campo Magazine

O futuro é a agroecologia

A agroecologia é a palavra chapéu para definir modos de cultivo e produção agrícola feitos de forma sustentável. Uma agricultura que olha à sua volta, respeita e integra as dimensões ambientais, sociais, políticas, culturais, económicas e éticas da realidade em que se insere. Do engenho humano surgiram correntes agroecológicas, com diferentes práticas e teorias, mas com a mesma essência. Aqui ficam, resumidamente:

Agricultura biológica ou orgânica

É a mais generalizada e reconhecida oficialmente nos países desenvolvidos, e nasce como alternativa à agricultura cada vez mais industrializada, intensiva e desgastante. Pretende integrar a actividade humana respeitando a capacidade de carga dos ecossistemas, dá especial importância à fertilidade do solo e ao ciclo da água, valoriza as espécies autóctones e a rotação de culturas e não recorre a produtos de síntese química, como fertilizantes e pesticidas sintéticos. Apesar do estudo elaborado pela União Europeia, em 2016, apontar inegáveis benefícios para a saúde humana, muito falta fazer para o seu apoio, promoção e protecção. 

A proposta de um novo regulamento europeu para a agricultura biológica foi aprovada na Comissão do Parlamento Europeu, mas faltam ainda os votos favoráveis do Plenário e do Conselho de Ministros. Se correr bem, o novo Regulamento, estará em vigor em 2021.

Agricultura biodinâmica

É a menos popular, mas fascinante, por ter um cunho espiritual. A partir das reflexões do filósofo polaco Rudolf Steiner, em 1920, o seu novo pensamento, denominado antroposofia, evoca a necessidade de, através métodos experimentais, captar factos supra-sensoriais ou elementos de natureza espiritual que estão além da matéria no meio natural. Aplicada à agricultura, há então que considerar o espaço agrícola como um organismo indivisível e manter o elo de ligação entre a matéria existente e a energia do ambiente natural, forças subtis que influenciam o todo. Na biodinâmica, a saúde do solo, das plantas e dos animais, depende da ligação às forças de origem cósmica, mas atende também ao equilíbrio entre as actividades de lavoura, criação de animais e uso dos recursos energéticos. Quanto aos recursos, deseja também a máxima independência, ou seja, a auto-sustentabilidade.

Permacultura

A tão badalada forma de cultivo, suscita muita curiosidade e depois espanto. Foi Bill Mollison, um australiano, que nos anos 70 difunde a ideia de uma “agricultura permanente”, numa engenharia que mistura culturas, quase como numa floresta. Com pouca intervenção humana, criam-se sistemas agrícolas permanentes e ecologicamente estáveis, que aproveitam o mais possível e da melhor maneira a morfologia do terreno e os recursos locais. A co-habitação de várias culturas no mesmo espaço, permanentes ou semi-permanentes, árvores de fruto, pasto, hortícolas e animais, dá-lhe uma faceta ‘agrosilvopastoril’, que se gere consoante os aspectos paisagísticos e energéticos. Parece um ‘tudo ao molho e fé em Deus’ mas nada está ali ao acaso ou ao abandono. A simbiose é perfeita entre os seres vivos que partilham o mesmo chão, estabelecem trocas entre si e desenvolvem um ecossistema sólido e produtivo muito interessante, sem químicos, é claro.

Saiba mais:

P
O que é a Agroecologia?
P
Biodinâmica Portugal
P
Biodynamics
P
Agricultura biodinâmica ganha adeptos em Portugal
P
O que é a Permacultura?
P
What is Permaculture?

Outros artigos

O que comer no outono

O que comer no outono

Nem toda a gente sabe quais são as épocas dos legumes e das frutas, então para ajudar nas compras de quem fica pela cidade mas também gosta de comer o que a estação nos dá de melhor, fizemos uma lista dos legumes e frutas do Outono.

Como saber se os ovos são frescos?

Como saber se os ovos são frescos?

O nosso novo amor é por galinhas! Queremos umas galinhas para a quinta, andamos a sonhar com os ovos fresquinhos que vamos comer, então os estrelados com o nosso azeite e o pão do nosso padeiro de serviço, ai, ai…, e como sonhamos muito já estamos a pensar nos nomes...

O papel solo

O papel solo

Este ano fui convidada para participar na Terra Sã a Feira de Agricultura Biológica organizada pela Agrobio.

Como apanhar cogumelos

Como apanhar cogumelos

Apanhar cogumelos nunca esteve tanto na moda como agora, mas há algumas regras que devemos ter em atenção quando saímos para o campo.

Como entrançar cebolas

Como entrançar cebolas

Sabem aqueles dias em que acordamos cheios de vontade de aprender alguma coisa nova? Pois tive um desses dias…

Como fazer micro hortas

Como fazer micro hortas

Muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que adoravam ter uma horta mas não têm um jardim ou quintal, nem uma varanda para a fazerem… e a principal razão? Gostavam de ter aquele gosto especial de comer algo que semearam e colheram.

Como ser mais saudável

Como ser mais saudável

Começa um novo ano e com ele chega sempre uma série de resoluções que queremos tomar para tornar a nossa vida melhor.

Ervas aromáticas na cozinha

Ervas aromáticas na cozinha

Com o passar dos tempos, as ervas aromáticas conseguiram reconquistar o seu espaço na cozinha. Muito se deve ao facto de poderem ser utilizadas frescas, secas, sozinhas ou combinadas entre si e serem um excelente substituto de outros condimentos, como o sal.

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

Porque devemos usar azeite em vez de óleo de coco?

O óleo de coco, caro e indicado para um rol de utilizações, destrona alimentos e produtores tradicionais, com consequências negativas para a economia do País, tudo por estar na moda e na mão de multinacionais poderosas.

Siga-nos

Apicultor a ver as colmeias
Flor de marmelo
Cão Rafeiro alentejano
Ovos biologicos